Gasto muita energia?

A geração de energia elétrica impacta o meio ambiente e, dependendo da fonte geradora, possui elevado nível de emissão de gases de efeito estufa. Isso ocorre principalmente com as termoelétricas a base de carvão e gás natural. No Brasil, cerca de 80% da energia utilizada vem de hidrelétricas. Neste caso, há impactos social (nas comunidades do entorno) e ambiental decorrentes do represamento de rios. Além disso, essa fonte de energia é totalmente dependente das condições climáticas.

Existem alternativas que vem sendo utilizadas no mundo, e no Brasil também, embora em escalas ainda muito pequenas. Entre elas estão a energia eólica, a energia solar e as usinas de biomassa. Recentemente a Tesla, empresa conhecida no segmento de carros elétricos, anunciou uma bateria que armazena energia obtida por meio de painéis solares para ser usada em momentos mais oportunos, como no período da noite, por exemplo, quando geralmente sobe o consumo.

Até que esse tipo de energia limpa não chegue até a sua casa você tem a opção de reduzir a utilização. Acredito que para planejar qualquer coisa precisamos primeiramente entender como estamos. Assim, conseguimos mudar. Dessa forma, testei alguns aplicativos gratuitos que calculam o consumo de energia, do Brasil e do exterior. Gostei de dois. Na minha opinião foram os mais práticos e fáceis de usar. São eles Consumo e Consumo de Energia .

consumo de energia

consumo de energia
Aplicativos gratuitos que calculam o consumo de energia
CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/fearimura.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

3 opiniões sobre “Gasto muita energia?”

  1. Pingback: Meu Planeta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *